Os oito picos de camping mais legais do Rio de Janeiro

February 11, 2016

 

ATORES DA GLOBO FAZEM VIAGEM PELA AMERICA DO SUL DE MOTORHOME

January 06, 2016

Os atores da globo Max Fercondini e Amanda Richter iniciaram esse mês uma nova aventura sobre rodas ;)

A viagem será pela América do Sul em um MOTORHOME!!! Ao longo de seis meses consecutivos de viagem eles visitarão 8 países, percorrendo aproximadamente 18.000 mil km pelos mais diversos caminhos e estradas que encontrarmos.

Iniciando a partir do Chuí com destino ao sul do continente americano.
Dentre os destinos estão os glaciares na Patagônia argentina, um vulcão ativo na região dos lagos chilenos, o deserto do Atacama também no Chile, o deserto de sal, Uyuni, na Bolívia, os Uruos, povoado que vive em ilhas flutuantes no lago Titicaca no Peru, a ilha de Galápagos no Equador, Medellin e Cartagena das Índias na Colômbia e muitos outros lugares incríveis da América do Sul!

O resultado dessa expedição será a nova série para a Rede Globo intitulada "América do Sul Sobre Rodas"!

Siga essa aventura pelo instagram: @americadosulsobrerodas e @motortraile

COMO É VIAJAR DE MOTORHOME COM A FAMÍLIA

November 03, 2015

Há anos a gente queria viajar de motorhome com a família e tentamos colocar isso em prática várias vezes, mas por um motivo ou outro não dava certo. Na maioria das vezes não compensava financeiramente, em outras vezes a logística era muito complicada, mas finalmente dessa vez todas as estrelas e planetas se alinharam e conseguimos colocar a viagem de motorhome em prática! Fomos de Austin, a capital do Texas, ao Big Bend National Park, na fronteira entre os EUA e o México, quase 500 milhas de distância.

Que tamanho tinha o motorhome que vocês alugaram? Que tipo?
Nós estávamos em 4 adultos e 2 crianças, então precisávamos de um RV bem grande (RV é a sigla pra recreational vehicle, que é como o pessoal se refere a motorhomes na maioria das vezes por aqui). Alugamos o Large da Cruise America, que tem 30 pés de comprimento, ou 9,14m. Chegamos a ver RVs de 36, 38 pés de comprimento, lindões, mas também não queríamos pegar logo de cara um gigante desses. Se você nunca pensou em alugar um motorhome ou trailer, as diferenças são: o motorhome é literalmente a casa sobre rodas, a parte do motor e direção estão acopladas à casinha. O trailer é apenas a casinha, que você conecta a uma pickup ou outro carro que tenha capacidade pra puxar. Ambos tem três classes, A, B e C. A classe C é a mais comum, tem acabamento “padrão”, enquanto os classe A tem acabamento de luxo. Pensou que o classe B fica entre um e outro? Não, na verdade a classe B é apenas compacta, o menor de todos, normalmente uma van convertida.

O que tem dentro do motorhome? Tem banheiro no motorhome? Tem chuveiro?
Todos os motorhomes que nós vimos tinham banheiro completo com chuveiro com água quente e tudo. As cozinhas que vimos tinham pia, geladeira razoavelmente grande, fogão, microondas e alguns vinham com forno também. Todos esses grandes tinham um quarto separado na parte traseira, com cama de casal, onde os meus pais dormiram. A área da frente era sempre parecida, com um sofá que vira cama e dois bancos com mesa que também viram cama, além da cama de casal acima dos assentos do motorista e passageiro (onde eu e o Gabe dormimos, você tem que escalar o encosto do banco pra subir e o teto é bem baixo). Muitos armários espalhados por toda a volta do motorhome e o bagageiro fica atrás, embaixo do quarto, bem grande também. Tem ar condicionado (que funciona quando o motor está ligado igual ao de carro, e quando está parado usa o gerador ou conexão elétrica) e aquecimento, se precisar (com o motor do carro ligado ou a gás, quando o motor está desligado). Usamos o ar condicionado e gelou bem, não passamos calor. Os motorhomes da Cruise America não tem televisão, mas vimos vários outros pra alugar nas empresas locais que tinham uma ou mais TVs. Mas nós não sentimos falta não.

Um gerador já veio com o motorhome, caso a gente estivesse em algum lugar que não tivesse conexão de energia elétrica (mas a Cruise America cobra por hora de uso, e dependendo do camping, geradores são permitidos ou não). Nós ficamos em um RV Campground (que é um camping pra motorhomes) que tinha full hook ups, ou seja, todas as conexões elétricas, de água e esgoto. Então não tivemos que ligar o gerador pra nada. Quando você não está conectado com água e esgoto, você usa a água limpa do tanque do motorhome e a água usada fica no tanque de Grey Water. O esgoto vai pro tanque de Black Water. Você pode conectar os canos em um camping com full hook ups e a água e o esgoto vão embora direto, sem ficar armazenados no tanque, e a água limpa entra direto, sem que você use o tanque do RV. Na prática a gente usou a água mas deixamos o tanque de grey e black water desconectados pra não voltar cheiro ruim.

Tem roupa de cama, panelas, material de limpeza?
Na Cruise America você pode alugar o motorhome adicionando os kits: Personal $55 por pessoa, que eles colocam roupa de cama, toalha e pano de prato pra cada pessoa; ou ou Provisioning $100 por motorhome, que inclui lanterna, abridor de lata, vassoura, utensilios de cozinha, copos e pratos, talheres, chaleira, panelas, escorredor, tigela. Como nós levamos o motorhome pra nossa casa pra carregá-lo com tudo o que a gente precisava, não compramos nenhum kit e levamos as nossas coisas. Se você aluga o kit com eles, precisa devolver as coisas de cozinha todas limpas. As empresas locais variam, umas oferecem alguns kits, outras não, pergunte antes pra saber o que você vai precisar levar.

Como é o espaço no motorhome? Não é muito apertado?
Em termos de espaço, logicamente é tudo apertadinho, ainda mais que nós estávamos em 6, mas como foram poucos dias, deu tudo certo. Realmente o ideal teria sido um motorhome maior, de preferência com slide outs, como os que eu vi nas outras locadoras. Slide outs são as paredes que você empurra pra fora, expandindo a área interna do motorhome quando ele está parado. Vimos um motorhome lindo de 36 pés com slide outs no quarto e na cozinha, mas era literalmente um ônibus e ficamos preocupados com o tamanho, fica pra uma próxima. Como nós todos já tinhamos acampado muitas vezes (menos as crianças) achamos que é um acampamento melhorado. 

Quantos dias vocês passaram no motorhome?
Nós pegamos numa quinta-feira e devolvemos numa terça, mas na verdade viajamos de sexta a segunda, dormimos 3 noites no motorhome. Tivemos que pegar e devolver em dias diferentes por causa dos horários de retirada e entrega. Na quinta pegamos as 13h e levamos pra casa pra carregar com toda a tralha bagagem que a gente ia levar, mas só colocamos as comidas todas na sexta de manhã antes de sair. Dirigimos 8h até o Big Bend National Park e ficamos no RV Camp deles na Rio Grande Village. Aí na segunda-feira voltamos pra casa, mais 8h dirigindo, chegamos quase meia-noite e devolvemos ao meio-dia na terça (combinamos esse horário com eles, pois a devolução era até as 11h). Como a gente ficava o dia inteiro ao ar livre passeando, o motorhome era mesmo só pra dormir, então não tivemos grandes problemas com espaço e apenas um banheiro não.

Como é dirigir um motorhome?
O Gabe dirigiu o motorhome e achou tranquilo, na verdade ele disse que se preparava pras curvas como se estivesse dirigindo um motorhome maior do que ele era. Eu não cheguei a dirigir, então não posso dar maiores detalhes, eu estava dirigindo o carro revezando com o meu pai. Nós dirigimos o motorhome e o carro simplesmente porque no Big Bend tem vários lugares onde um motorhome deste tamanho não passa, então a gente levou o carro pra não ficar limitado. Estacionamos o motorhome no camping e circulamos de carro. Outro motivo de ter dirigido o carro: segurança pras crianças. Pesquisando sobre como colocar cadeirinha ou booster no motorhome, encontramos vários artigos explicando que não eram opções seguras, pois não podem ser colocados nem de lado e nem de costas no motorhome, apenas de frente; e que os cintos de segurança do motorhome não tem que passar pelos mesmos testes que os cintos de segurança dos carros, e não precisam estar presos na estrutura, podendo estar presos somente nas madeiras dos móveis. Então preferimos dirigir o carro com as crianças nas cadeirinhas e usar o motorhome apenas como “casa”. Pra quem tem crianças pequenas que precisam de boosters e cadeirinhas, o ideal é um trailer que prenda no carro, que também é possível alugar. Como nenhum dos nossos carros tem capacidade pra puxar um trailer, acabamos fazendo dessa forma. Quem tem um carro que puxe trailer, mais seguro alugar um trailer do que um motorhome.

Pode puxar o carro atrás do motorhome?
A Cruise America permite que você puxe o carro, sim. Mas você que tem que comprar o equipamento pra conectar o carro ao motorhome. Você precisa declarar que vai puxar o carro e eles vão te cobrar uma taxa diária a mais por isso. Todas as outras empresas que nós checamos, não permitem que você puxe o seu carro atrás. Nós não nos sentimos seguros pra puxar o carro sem nunca ter dirigido um motorhome na vida, além das questões de segurança que já mencionei.

Onde você alugou o motorhome?
Pesquisei várias empresas pra alugar aqui em Austin, Texas, onde moramos. Acabei decidindo pela Cruise America mas foi a primeira e última vez que aluguei com eles aqui em Austin, vocês vão ver porquê. Fui até duas locadoras locais aqui em Austin que me atenderam muito bem e tinham motorhomes em ótimas condições de manutenção, aAmerican Adventure Rentals (que foi a que eu mais gostei, e me arrependi de não ter alugado com eles) e a Lambs RV Rentals (o site está fora do ar, não sei se fechou a empresa ou se é temporário, ficarei de olho). Uma terceira, a American Dream Vacations eu conversei por telefone e foram super solícitos, tem uma frota que parece bacana, mas acabei não indo lá visitar pois fica perto do aeroporto de Austin e longe da minha casa (mas pode ser uma boa pra quem vai chegar no aeroporto e pegar o RV).

Quanto custa alugar um motorhome?
O preço varia de acordo com o tamanho do motorhome e a época do ano. Férias e feriados são sempre mais caros do que fora de temporada. Nós pagamos $109 USD por noite, vezes 5 noites = $545 USD. As milhas custam caro, paguei 1500 milhas o que deu $510 USD. Mais o depósito (caução) que eles devolvem no final de $500, taxas, total de $1660.50 USD na retirada. Na volta eles devolvem a caução e as milhas que não foram usadas, então tivemos reembolso de $688.12 USD. Pagamos efetivamente $972.38 USD. Dividindo pelas 5 noites, total de $194.48 USD por noite. O camping custou $49 USD a diária, ficamos lá 3 noites. Não foi baratinho, mas considerando que estávamos em 6 pessoas, foi mais barato que dois quartos de hotel. Como não tinha hotel disponível no parque, se a gente não fosse com o motorhome teríamos que ficar em uma das cidades fora do parque, todas bem longe. Pra uma família de 2 adultos e 2 crianças pequenas poderíamos ter alugado um motorhome menor, que custa menos.

O que devo saber na hora de pegar o motorhome? E de devolver?
Bom, eu falei que não gostei da Cruise America aqui de Austin, vou explicar o motivo. Eles nos deram um primeiro motorhome que estava batido (sem consertar, amassadinho mesmo!) e com quase cem mil milhas (160 mil km rodados). Batemos o pé na hora que não queríamos aquele e que eles tinham que dar um em melhores condições pra gente (quase que a viagem acabou ali naquela hora). O cara concordou em nos dar um outro, que estava com 60 mil milhas, a bagatela de 96 mil km rodados, mas pelo menos não estava batido. Fazendo a inspeção ele abre a tampa da Black Water (esgoto) e sai todo o esgoto no chão da calçada ali na nossa frente…super manutenção que eles fazem nos motorhomes né…ele pediu desculpas e levou o motorhome pra limpar. Enfim, fizemos a inspeção, parecia tudo ok. O que só descobrimos depois foi que o cano de água usada (grey water) estava vazando e toda a água do banho ou das pias vazada embaixo do motorhome. O nosso camping ficou uma beleza. Ligamos pra Cruise America e eles mandaram consertar comduct tape. A torneira da pia do banheiro não estava corretamente presa e ficava saindo na nossa mão na hora de ligar. Lição: abra todas as torneiras, dê descarga, acenda todas as luzes, ligue todos os interruptores, teste TUDO, tudo mesmo. Esse vídeo da Cruise America explica o que você precisa saber.

Na devolução, você precisa limpar o motorhome por dentro (algumas empresas pedem por fora também), jogar tudo no lixo que deve ser jogado no lixo, esvaziar o tanque de esgoto e água usada, devolver com o tanque de gasolina cheio e com o gás no mesmo nível que você pegou. Cuidado pra não usar o banheiro depois de esvaziar os tanques, senão pode tomar uma multa.

Tem km livre? E os seguros?
Varia de empresa pra empresa. Na Cruise America eles cobram por milhas e oferecem o seguro. Tem empresa que faz o contrário, dá km livre e cobra a parte pelo seguro, ou você contrata um seguro por fora. Obviamente não saia sem seguro de jeito nenhum. A milhagem você pode pagar a mais e na devolução eles te devolvem o que você não usou, que foi o que nós fizemos.

Precisa de alguma carteira de motorista especial? Preciso ter habilitação pra caminhão?
Por tudo que eu li, aqui nos EUA não precisa. A sua carteira de motorista comum serve.

Posso levar animais de estimação no motorhome?
Pode! Vimos muita gente com seus cachorros. Você tem que entregar o motorhome nas mesmas condições que recebeu, ou vai pagar uma multa de limpeza.

Onde você pegou dicas para viajar de motorhome?
A Claudia do blog Felipe, o Pequeno Viajante tem uma série de posts ótimos sobre motorhomes, esse aqui é essencial: manual de instruções. Não deixe de ler antes de alugar um motorhome. Eles já fizeram um monte de viagens dessa forma e tem muita dica boa por lá. Em 2012 entrevistei a minha prima Monica pra esse post sobre viajar de motorhome nos EUA no Aprendiz de Viajante. A Patricia Papp também tem um post sobre a viagem com a família de motorhome no Canadá, aqui. A Andreza alugou um motorhome na California e contou sobre ele aqui.

Valeu a pena viajar de motorhome com a família?
Achamos que sim! E queremos fazer de novo  Muito provavelmente pra conhecer outros parques nacionais americanos, ficando dentro dos parques. As crianças acharam super divertida a casinha sobre rodas, e nós também. Achamos bem prático, sem firulas mas com o básico de conforto. Pra quem acampou em barraca muitos anos como nós, definitivamente o motorhome é muito cômodo. Mas pra 6 pessoas vamos preferir um motorhome maior numa próxima ocasião.

Casa sobre rodas: saiba tudo sobre motorhomes

December 12, 2015

Como disse o navegador brasileiro, Amyr Klink: “O homem precisa viajar”. É neste clima que o apresentador Pedro Leonardo e o repórter Daniel Perondi botam o pé na estrada no quadroMinha Amada Cilindrada do Mais Caminhos deste sábado (07). Mas, não é qualquer viagem. Estamos falando de verdadeiras casas sobre rodas: os motorhomes.

O Pedro e o Daniel foram até Pirassununga (SP) conhecer uma fabricante de motorhomes, para conhecer melhor todos os detalhes. Dentro de um veículo desses, tem tudo que uma casa tem: fogão, geladeira, máquina de lavar roupa, microondas, cama, banheiro, mesa etc. São itens que fazem a viagem ficar mais confortável e prática.

E é claro que não podia faltar gente que sabe do que está falando, não é mesmo? Por isso, o apresentador e o repórter do Mais Caminhos conversaram com dois casais experientes e apaixonados por motorhomes: o Benedito da Silva e a Kimie Silva , e o Antonio Carlos Marsiglia e a Maria Cecília Marsiglia.

A felicidade não é um destino, é uma viagem"

Antônio Carlos Marsiglia, aposentado

Esses quatro já rodaram muitos quilômetros, tanto em estradas brasileiras como internacionais. O Antonio Carlos e a Maria Cecília já foram até Machu Pichu, no Peru, e também até o Ushuaia, na Argentina. Já o Benedito e a Kimie foram até o Alaska, acredite! Quer entender melhor como foi isso? Assista o vídeo abaixo!

Para este pessoal, o importante o mais importante não é chegar, e sim viajar. O Antonio Carlos confirma: “a felicidade não é um destino, é uma viagem”, cita a frase.

1 / 1

Please reload